“Valorizar nossas raízes é dar dignidade à história“, destaca Lia Nogueira no Dia dos Povos Originários

11
0
Foto: Assessoria Dep. Lia Nogueira

Deputada tem mandato destacado pela defesa dos direitos e da visibilidade dos povos originários.

No dia 19 de abril, data em que se celebra o Dia dos Povos Originários, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) utilizou suas redes sociais para homenagear os povos indígenas e reforçar seu compromisso com as comunidades tradicionais de Mato Grosso do Sul. Com uma mensagem de valorização da identidade e das raízes indígenas, a parlamentar destacou a importância de promover dignidade à história e à vida desses povos.

“Valorizar nossas raízes, respeitar nossa identidade, é dar dignidade à nossa história”, escreveu Lia, reafirmando seu papel na defesa dos direitos dos povos originários.

Mais do que palavras, a atuação da deputada tem se traduzido em ações concretas. Lia Nogueira já destinou R$ 100 mil para educação indígena e outros R$ 100 mil em emendas parlamentares ao Hospital da Missão, referência no atendimento à população indígena. O recurso visa fortalecer a estrutura da saúde e garantir acesso digno e qualificado para as comunidades atendidas pela instituição.

Além do cuidado com a saúde, a deputada também tem atuado em outras frentes fundamentais. Uma das pautas prioritárias do seu mandato é a resolução da falta de água nas aldeias — um problema que afeta diretamente a qualidade de vida, a saúde e a segurança alimentar dessas comunidades.

Recentemente a deputada se uniu à equipes da Defesa Civil e Sesai para fortalecer o socorro às famílias da reserva. Com caminhonetes e reservatórios de água, mais de 300 domicílios foram alcançados pela ação voluntária

Outro compromisso destacado por Lia é a segurança das mulheres indígenas. A parlamentar tem defendido políticas públicas que garantam proteção, respeito e acesso a serviços essenciais para essas mulheres, muitas vezes invisibilizadas nas agendas públicas.

“Os povos originários não podem ser lembrados apenas em datas comemorativas. É nosso dever permanente garantir justiça social, saúde digna, segurança e respeito à sua cultura”, afirma a deputada.

Lia tem cobrado ainda a estruturação da sede do SAMU Indígena para garantia de socorro ágil e especializado na reserva. A medida é necessária para que a ambulância adquirida com recursos da União não seja devolvida. O veículo está parado no pátio em Campo Grande, enquanto as famílias indígenas sofrem à dependência das equipes de socorro da região urbana de Dourados.

Após ter sido a deputada mais votada na reserva, Lia Nogueira tem retribuído a confiança da comunidade com uma atuação comprometida e constante, sendo uma das vozes mais atuantes na Assembleia Legislativa em defesa das populações indígenas de Mato Grosso do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here