A Fapec (Fundação de Apoio a Pesquisa ao Ensino e a Cultura) fará, na quinta, dia 25, a apresentação pública do PDAU (Plano Diretor de Arborização Urbana) de Dourados, elaborado a partir de estudos solicitados pelo Imam (Instituto de Meio Ambiente), por recomendação da prefeita Délia Razuk. A apresentação será no plenário da Câmara Municipal, a partir das 19 horas.
Trata-se de uma ação inédita na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul e que deverá ser marco ecológico do município. Com a iniciativa, a administração da prefeita Délia Razuk busca pôr fim a problemas crônicos enfrentados no município e um deles era a ausência de informações sobre número de árvores e espécies, por exemplo.
“A ausência de informações científicas e técnicas sobre como proceder com a arborização em Dourados vem trazendo problemas para a população e para a administração”, lembra o ex-diretor do Imam, o arquiteto Fabiano Costa, que encaminhou o estudo para a elaboração do PDAU de Dourados.
O atual diretor-presidente do Imam, Welington Luiz Santana Lopes, que assumiu no início deste mês, destacou o trabalho realizado e considerou que o Plano de Arborização Urbana vai ajudar, e muito, a alinhar atividades que amenizem situações de plantio de espécies inadequadas, de poda irregular e de depredação de espécies nativas, que refletirão em uma arborização mais viçosa, mais densa, e na diminuição de transtorno com quedas de árvores, principalmente.
O diretor convoca a sociedade a participar da apresentação pública do dia 25, na Câmara, “para tomar conhecimento do importante trabalho desenvolvido e que revela dados interessantes sobre a arborização urbana de Dourados”.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico atual revela que a arborização viária na área urbana de Dourados, estimada com base na vetorização unitária dos indivíduos existentes na área de abrangência do Plano Diretor de Arborização Urbana, é de 94 mil árvores, resultando em 55 árvores por quilometro de via. A altura média das árvores nestas vias é de 5,28 metros. Nas vias públicas de Dourados foram identificadas 150 espécies de árvores.
Os dados levantados indicam uma boa situação da arborização urbana de Dourados, com grande parte das árvores caracterizadas como de qualidade satisfatória. Todavia, algumas ações de manejo são necessárias. Entre elas, as podas de condução e as de levantamento de copa são as recomendações mais indicadas, seguidas da remoção com replantio.