Novo Ensino Médio: Gleice Jane exige dados sobre acesso dos estudantes aos itinerários formativos

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Foto: Assessoria Dep. Gleice Jane

Requerimento de informações à SED/MS visa entender trâmites e assegurar equidade na rede estadual

Na sessão desta quarta-feira (25), a deputada estadual Gleice Jane (PT) apresentou um requerimento de informações à Secretaria Estadual de Educação (SED/MS). O objetivo é obter dados detalhados sobre a organização do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, com foco na oferta dos itinerários formativos, um componente importante da reforma do Ensino Médio, introduzida pela Lei nº 13.415/2017, que modificou significativamente a estrutura curricular desta etapa de ensino no país.

A deputada busca informações sobre a implementação dos itinerários formativos nas escolas da Rede Estadual, especificamente quais instituições em cada município oferecem itinerários por área de conhecimento, como está estruturado o sistema de matrículas para garantir que os estudantes possam escolher os itinerários de seu interesse, e qual o número de alunos matriculados em cada itinerário no estado.

No início do ano letivo, muitos alunos relataram dificuldades em realizar suas escolhas, motivando o pedido da deputada por esclarecimentos sobre o sistema de organização adotado pelo Estado. O requerimento também visa compreender como a SED/MS está promovendo a implementação dessas mudanças, considerando as particularidades locais e regionais.

A deputada questiona ainda se o processo de matrícula assegura aos estudantes a liberdade de escolha em relação aos itinerários, uma vez que muitos enfrentaram dificuldades para acessar informações claras e objetivas sobre as opções disponíveis nas escolas de seus municípios.

Gleice Jane ressalta a importância de conhecer o número exato de estudantes matriculados em cada itinerário formativo lembrando que esses dados são essenciais para uma análise precisa da adesão dos jovens às novas diretrizes educacionais e para avaliar a oferta de itinerários nas diferentes regiões. “As informações solicitadas são cruciais para aprimorar o debate sobre a qualidade e a implementação do Novo Ensino Médio no estado. Além de proporcionar uma visão abrangente sobre o funcionamento da rede, esses dados poderão contribuir para a formulação de políticas públicas que assegurem maior eficiência no processo de escolha dos itinerários e na distribuição da oferta, alinhando-se às necessidades dos alunos e das escolas”, afirmou.

O requerimento de informações da deputada reflete uma preocupação genuína com a qualidade da educação pública, reafirmando seu compromisso em estar ao lado dos estudantes, lutando para que o direito à educação de qualidade seja efetivamente garantido e que a reforma possa trazer mudanças reais na vida dos jovens sul-mato-grossenses.

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