Marçal reune diretores e fala da importância do cuidado com as escolas

8
0
Foto: A. Frota Legenda – O prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Educação José Targino reunido com os diretores de escolas e Ceims para falar do ano letivo

Prefeito enfatizou que tão importante quanto a escola estar bem cuidada, limpa e acolhedora é o servidor da Educação receber pais e alunos com carinho, com atendimento de excelência e sempre disposto a prestar a informação correta

 

O prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Educação, José Vicente Tardivo, se reuniram na manhã desta quinta-feira com diretores das escolas municipais e coordenadores de Centros de Educação Infantil (Ceim) de Dourados para falar da volta às aulas e a primeira fala do prefeito foi em relação ao cuidado que os gestores tem que ter com as escolas. “Fiz uma visita surpresa à Escola Municipal Clarice Bastos Rosa e me encantei com a forma como a diretora Valquíria cuida da escola que ela administra, tudo organizado, florido, um ambiente acolhedor que atrai o aluno e deixa os pais satisfeitos com o local onde seus filhos estudam”, ressaltou Marçal.

Ele lembrou que em dezembro passado ocorreu a posse de 40 diretores para o triênio 2025-2027, dos quais 25 foram reeleitos e 15 assumiram o cargo pela primeira vez. “Todos que disputaram a reeleição foram reeleitos, o que significa que estão fazendo um bom trabalho”, ressaltou o prefeito. Além disso, 30 diretores adjuntos também iniciaram suas funções, totalizando 70 gestores escolares comprometidos com a educação municipal. “Quero que nossas escolas sejam referência em cuidado e estrutura de ensino e temos condições de fazer isso”, completou.

Ao dar boas-vindas aos diretores e coordenadores, o prefeito Marçal Filho destacou o processo democrático de eleições nas escolas, para escolha dos gestores. Ele lembrou que, em 2018, quando era vereador, votou a favor de Projeto de Lei que estabeleceu normas para a realização de eleições nas escolas da Reme. “A partir das eleições tivemos melhorias em tudo, na infraestrutura, no atendimento e os diretores continuarão tendo autonomia”, disse o prefeito.

Marçal Filho enfatizou que tão importante quanto a escola estar bem cuidada, limpa e acolhedora é o servidor da Educação receber pais e alunos com carinho, com atendimento de excelência e sempre disposto a prestar a informação correta. “Não vamos solucionar os problemas a toque de caixa, mas podemos melhorar muita coisa com um bom atendimento”, enfatizou Marçal Filho. “Quero que vocês tenham essa consciência que o atendimento de qualidade às pessoas faz roda diferença”, destacou. “Estamos no mesmo barco e o resultado da Educação depende de cada um de nós, da soma de esforços e tenho certeza que vocês estão capacitados para receber nossos estudantes da melhor forma possível e oferecer a eles um ensino público de qualidade”, concluiu o prefeito.

Ele falou que determinou que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) faça a limpeza das escolas e Ceims, para que pais e alunos sejam melhor acolhidos. “A escola é como se fosse a casa de vocês, então continuem a zelar por esses espaços, para que possamos ter educação de qualidade”, reiterou o prefeito.  Marçal ainda anunciou que a entrega do kit escolar ocorrerá a partir da primeira semana do retorna das aulas.

O secretário José Vicente Tardivo falou que há muito trabalho pela frente e uma das metas da Secretaria e a de traçar medidas que alavanque a pontuação das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Índice é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Ele orientou os diretores para que preparem suas equipes para atender bem os pais, orienta-los sobre eventuais dúvidas, encaminha-los para as unidades corretas.

O secretário destacou, ainda, os desafios que os diretores vão enfrentar. “Nós precisamos construir uma parceria muito grande para enfrentar o problema de gestão de vagas e estamos procurando soluções para o déficit de vagas, sobretudo de Educação Infantil e pré-escola”, argumentou. “Os governos anteriores não se organizaram para atender a demanda de alunos e temos que encontrar alternativas para atender nossas crianças”, ressaltou. “Temos que fazer um planejamento estratégico para abrir novas salas de séries iniciais em 2026”, completou.

A principal novidade desse ano letivo está sendo a pré-matrícula. Com a descentralização, pais e responsáveis dos alunos têm a oportunidade de fazer a inscrição pela internet, nas escolas ou na Central, localizada no auditório da Prefeitura, na Coronel Ponciano. A primeira fase da pré-matrícula na Rede Municipal de Ensino prossegue até o dia 17 de janeiro. O ano letivo terá início em 10 de fevereiro.

 

Foto: A. Frota
Legenda – O prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Educação José Targino reunido com os diretores de escolas e Ceims para falar do ano letivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here