A vereadora Liandra da Saúde (PSDB), defendeu na tribuna da Câmara Municipal, durante a 44ª sessão ordinária, nesta segunda-feira (9), o atendimento de podólogos nas Unidades Básicas de Saúde de Dourados. O procedimento visa oferecer um serviço essencial para a saúde dos pés, especialmente para grupos mais vulneráveis, como idosos, diabéticos e pessoas com mobilidade reduzida.
A podóloga Thayna Capoano, representante da Sociedade Brasileira de Podologia Regional do Mato Grosso do Sul (SBP-MS), foi quem usou da tribuna para discorrer sobre o assunto. “Muitas pessoas enfrentam problemas sérios nos pés, como condições mais severas, como úlceras causadas pelo diabetes. A falta de cuidados especializados pode levar a consequências graves, incluindo amputações, que poderiam ser evitadas com um atendimento preventivo e acessível pelas unidades básicas de saúde”, destacou.
Liandra, ainda enfatizou a lei de sua autoria nº 4.788/2022, que dispõe sobre o programa municipal de saúde do pé diabético, onde são divulgadas campanhas educativas, destacando a importância dos cuidados com os pés; a disponibilização de medicamento destinado para o tratamento de pés diabéticos; e assistência por equipe médica especializada, incluindo o atendimento psicológico.
“Já foi sancionado nosso projeto, porém ainda não foi colocado em prática. No próximo ano, será uma luta minha com o prefeito municipal para que esse projeto venha a ser realizado na rede pública de saúde. A saúde dos pés é muitas vezes negligenciada, mas ela impacta diretamente a mobilidade, o conforto e até mesmo a saúde mental das pessoas. Um atendimento especializado pode prevenir complicações”, finaliza Liandra.
Foto: F. Grott/CMD