– Números da Câmara mostram que foram quatro anos de relevante produção legislativa e avanços importantes para a comunidade –
A Câmara Municipal de Dourados chega ao final de mais uma legislatura batendo recorde no número de proposições apresentadas pelos vereadores ou de iniciativa do executivo municipal, debatidas e votadas em plenário. Foram quatro anos de muita produção legislativa, conforme mostram os números levantados pela secretaria da Casa de Leis.
De janeiro de 2021 a dezembro de 2024, foram realizadas aproximadamente 200 sessões, entre ordinárias, extraordinárias e solenes, além de uma centena de audiências públicas e seminários.
Neste período, os vereadores analisaram e votaram mais de 850 projetos de lei ordinária, 900 projetos de decreto legislativo, 130 projetos de lei complementar, além de uma dezena de projetos de emenda à Lei Orgânica Municipal.
Os vereadores também produziram quase 10 mil indicações, solicitando obras e serviços para todas as regiões do município, além de quase 3 mil requerimentos solicitando informações do poder público sobre a execução de obras e/ou programas voltados à comunidade. Fizeram ainda cerca de 1.100 moções a personalidades, empresas ou instituições.
Para Laudir Munaretto (MDB), que presidiu a Casa de Leis durante os quatro anos, a legislatura 2021/2024 está deixando um legado de muito trabalho em favor da cidade. “Foram quatro anos de muito trabalho, um momento ímpar de muitas conquistas. Acredito que o conjunto dos vereadores conseguiu promover avanços importantes para a comunidade, em todos os aspectos, fruto do contato diário e permanente com a população”, avalia. Laudir citou ainda a realização de audiências públicas, seminários e outras atividades, as quais, avalia, contribuíram para estreitar a relação com a comunidade.
Para o líder do prefeito na Câmara, Sergio Nogueira (PP), a Legislatura foi um período desafiador, mas repleto de avanços significativos. “Superamos juntos a difícil fase da pandemia de Covid-19, contribuindo de forma ativa para salvar vidas e garantir o bem-estar da população. Este ciclo legislativo também foi marcado pela aprovação de projetos importantes, como o financiamento do Fonplata, que possibilitou a transformação da infraestrutura da cidade com um investimento de 50 milhões de dólares”, lembrou. “Com responsabilidade e compromisso, o Legislativo cumpriu seu papel. O sentimento é de dever cumprido e de que deixamos um legado positivo para Dourados”, concluiu.
Vereador do PL, Marcelo Mourão também avalia positivamente a legislatura que se encerra e faz projeções para o novo mandato. “Encerramos esta legislatura com gratidão, mas com a esperança de que, no próximo mandato, a Câmara de Dourados seja ainda mais ativa, corajosa e comprometida em debater e solucionar os problemas mais urgentes da nossa cidade”, pontuou.
Já o vereador Rogério Yuri, do PSDB, analisa que a legislatura 2021/2024 foi marcada pelas consequências do Covid-19, “mas também foi de um grande aprendizado político acerca dos trâmites do poder legislativo”. Ele entende ainda que a experiência adquirida vai contribuir para um trabalho de mais qualidade para o mandato futuro.
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB), por sua vez, considera que a legislatura foi marcada por enormes mudanças na Câmara Municipal, entre elas a participação popular em debates e entregas de homenagens, trazendo a proximidade com a comunidade douradense. “O trabalho conjunto entre os vereadores foi essencial para o avanço de pautas importantes. Cada vereador contribuiu à sua maneira, deixando um legado de compromisso com Dourados. Liandra destaca a aprovação de projetos de leis relevantes, voltados às melhorias na área da saúde, como o que garante às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos daquelas com deficiências, de sua autoria.
Já o vereador do PT, Elias Ishy, destacou a participação da sociedade nas sessões, no uso da Tribuna Livre e em audiências públicas, trazendo temas importantes para conhecimento e debate na Casa de Leis. “Essas atividades ampliaram o diálogo com toda a sociedade. Destacamos também a participação efetiva da Câmara Municipal durante a pandemia do Covid 19, debatendo e aprovando medidas que ajudaram a enfrentar os efeitos da doença que devastaram a vida de milhares de pessoas”, avalia. Para ele, muito se avançou durante esta legislatura, contudo, “ainda há muito a ser feito na melhoria dos serviços públicos, onde os vereadores são a voz da população”.
Na avaliação do vereador Fabio Luís, do Republicanos, o Legislativo Municipal avançou significativamente nos últimos quatro anos, com iniciativas que priorizaram a transparência e o compromisso com a população. Ele destaca a atuação firme na fiscalização, que resultou, por exemplo, na CPI da Robótica, proposta por ele, que ficou responsável por investigar e corrigir irregularidades. “A fiscalização ativa e o trabalho sério durante nosso mandato demonstram que, com coragem e dedicação, conseguimos contribuir para uma Dourados mais justa e eficiente. É certo que subimos a régua da qualidade parlamentar e tenho certeza que seguiremos com um legislativo comprometido com o futuro da nossa cidade”, assinalou.
Foto – Arquivo/CMD
Vereadores douradenses durante sessão ordinária
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Dourados