O Poder Executivo de Dourados sancionou a Lei 4263/19, que trata do descarte devido dos materiais perfuro-cortantes, como forma de evitar os acidentes envolvendo coletores. De autoria da vereadora Lia Nogueira (PR), o projeto prevê a realização de campanhas educativas, palestras e demais ações de conscientização para a importância do descarte seguro e devido de materiais como cacos de vidro, espetinhos de madeira, latas, garrafas, entre outros.
Conforme a autora do projeto, pelo fato da cidade não conter coleta seletiva na maioria das regiões, é importante que o município trabalhe a conscientização e prevenção, junto à população. “Em Dourados existem hoje cerca de cem trabalhadores que atuam na coleta do lixo domiciliar e comercial, sendo a maioria indígena. Os registros de ferimentos, cortes nas mãos e nas pernas devido ao descarte de cacos de vidro, espetinhos de madeira, são preocupantes”, relatou Lia Nogueira.
A vereadora explicou ainda que só neste começo de ano, conforme estatísticas da empresa responsável pela coleta em Dourados, foram registrados seis acidentes envolvendo estes trabalhadores. “A empresa oferece todas as condições e segue aos padrões de prevenção aos acidentes de trabalho, mas o problema está no descarte indevido deste tipo de lixo. Creio que agora com esta Lei, possamos reduzir estes índices e garantir mais segurança e dignidade aos nossos coletores”, destacou a parlamentar.
Segundo ainda Lia Nogueira, a partir da sanção da norma, a ideia é desenvolver uma série de ações educativas e de prevenção aos acidentes com os coletores. “Um dia, dois, que ficamos sem a coleta, a cidade vira um verdadeiro caos. Agora com esta lei, iremos realizar no próximo mês, a semana de conscientização do Descarte do Lixo Perfuro-Cortante. Queremos trazer a população para que ela abrace este projeto e nos ajude a evitar os acidentes com os coletores”, ressaltou a vereadora.