Deputada Gleice Jane busca esclarecimentos sobre vagas remanescentes do concurso de professores e professoras Requerimento aponta dúvidas sobre a distribuição de cargos e o impacto da falta de planejamento nas escolas.

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Durante a sessão plenária desta quarta-feira (04), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a deputada Gleice Jane apresentou um requerimento de informações direcionado ao governador Eduardo Riedel e ao secretário de Educação, Hélio Queiroz Daher. O documento solicita detalhes sobre o cronograma de chamadas e a situação das vagas do Concurso Público de Provas e Títulos SAD/SED/Professor/2022.

No requerimento, a parlamentar solicita informações detalhadas sobre o quadro atual de vagas na Rede Estadual de Ensino, incluindo a alocação por unidade escolar e município, a quantidade de cargos em vacância por área de conhecimento e a situação das vagas criadas pelo Decreto nº 16.362/2024, que ampliou o concurso em 202 novas oportunidades. Gleice também indaga sobre o cronograma de convocação dos aprovados para as vagas remanescentes, questionando se a distribuição das vagas atende às reais demandas das comunidades escolares, especialmente nas regiões mais vulneráveis.

Em sua fala durante a sessão, Gleice Jane reforçou a importância do tema para a educação pública do estado e a necessidade de maior transparência no processo. “Estamos finalizando o ano letivo e, com o início de 2025, as dúvidas sobre a chamada do concurso tornam-se cada vez mais urgentes. Precisamos garantir que as comunidades escolares, especialmente as mais afastadas e vulneráveis, tenham o número adequado de professores efetivos. Hoje, quase 50% do corpo docente da Rede Estadual é composto por contratados. Essa situação não só compromete a organização da vida dos profissionais temporários, que vivem na incerteza, como também prejudica a qualidade do ensino para estudantes que precisam de estabilidade no ambiente escolar”, afirmou.

A deputada também destacou a urgência de respostas claras e medidas efetivas por parte do Executivo. “A ausência de informações concretas sobre a convocação e a lotação dos professores reflete um descaso com a educação pública, que deve ser tratada como prioridade máxima. Não podemos aceitar que a desorganização continue prejudicando alunos e alunas, professores e professoras e comunidades inteiras. Garantir profissionais qualificados em sala de aula é garantir o futuro do nosso estado”, concluiu.

O requerimento de informações busca promover a transparência e assegurar que as vagas sejam preenchidas de forma eficiente e justa, atendendo às necessidades das escolas e dos estudantes. Gleice Jane reafirmou seu compromisso com a valorização da educação e chamou atenção para a necessidade de respostas rápidas e comprometidas. “A educação é o alicerce do desenvolvimento, e não há espaço para negligência. Nosso papel é cobrar, fiscalizar e lutar por um sistema educacional que respeite nossas professoras e professores e garanta o direito ao ensino de qualidade para todos.”

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