Vencedor da eleição realizada na quarta-feira (2) em Campo Grande, Daniel Junior (PP) será o terceiro vereador de Dourados a comandar a UCVMS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul). Por uma diferença de 32 votos, o vereador do PP desbancou o atual presidente da entidade Jeovani Vieira (PSDB), que estava à frente da UCVMS há 12 anos.
Antes de Daniel Junior, outros dois vereadores de Dourados presidiram a entidade. Ex-presidente da Câmara de Dourados no biênio 1997/1998, o ex-vereador e ex-secretário de Estado Raufi Marques presidiu a UCVMS entre 1997 e 2001. Já o também ex-presidente da Câmara de Dourados, Humberto Teixeira Júnior, comandou a entidade no biênio 2003/2004.
O vereador de segundo mandato em Dourados, Daniel vai comandar a entidade de âmbito estadual pelos próximos quatro anos. A chapa vencedora tem Junior Coringa (MDB) de Campo Grande como vice, Leandro Caramalac (PSD) de Terenos como segundo-vice, Neto Santos (Republicanos) como Tesoureiro e Jota Pereira (União) de Jardim como Secretário-geral. A expectativa é que a nova diretoria assuma dentro de 30 dias.
Entre as principais bandeiras de atuação à frente da UCVMS, Daniel Junior planeja facilitar a filiação das câmaras de todo o Estado na União e quitar os débitos da entidade. “Nós vamos entrar, vamos ver realmente como está a situação financeira, que nós temos um panorama de fora. Já sabemos que é algo muito complexo, mas não tenho dúvida de que com o time que nós temos, vamos fazer um bom trabalho. Em seis meses, nós vamos recuperar as contas, vamos recuperar a credibilidade, sim começar a investir neste grande lugar aqui, que é a nossa entidade”, destacou.
Novo vice-presidente da UCVMS, o vereador de Campo Grande, Junior Coringa (MDB), destacou a importância da vitória da chapa de oposição no intuito ‘oxigenar’ a gestão da principal entidade representativa dos vereadores de MS. “Nós vamos ter um novo momento, depois de 12 anos, é histórico isso. Agora nós temos uma missão, que é fazer uma gestão para retomar a grandeza e credibilidade da entidade”, disse.
Atualmente, a UCVMS tem apenas 31 Câmaras filiadas. A entidade estadual já chegou a compor mais de 60 Câmaras de Vereadores filiadas, porém, nos últimos anos, por recomendação do próprio Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, a maioria decidiu se desassociar, sob pena de também serem responsabilizadas por conta de atos de improbidade apurados em Ação Cível que tramita contra a gestão que ora encerra o mandato. “Venho de uma região que é o centro convergente de uma população estimada em mais de um milhão de habitantes, compreendendo quase a metade dos municípios do Estado. E acredito que é possível devolver a nossa União de Câmaras aos seus legítimos donos, os vereadores que ajudam a construir a política de bases para o fortalecimento do municipalismo no Estado”, declarou Daniel Junior após eleito.
O vereador do PP recebeu o apoio da presidente estadual do partido dele, senadora Tereza Cristina e de aliados tucanos, como o governador Eduardo Riedel e o ex, Reinaldo Azambuja, do PL comandado no Estado pelo suplente de senador Tenente Portela, do ex-governador pelo MDB, André Puccinelli, dos deputados Zé Teixeira e Mara Caseiro (PSDB), Júnior Mochi (MDB), Gerson Claro (PP) e do vice-governador Barbosinha (PSD), entre outras lideranças estaduais.
(67) 3410-0100 | Ramais 0101 e 0150