Credit Suisse interrompe o serviço de custódia de algumas fontes de estoque de cannabis dos EUA

280
0

 

O logotipo do banco suíço Credit Suisse é visto em sua sede em Zurique, Suíça, em 24 de março de 2021. REUTERS / Arnd Wiegmann

Matt Scuffham Shariq Khan – Reuters

O Credit Suisse Group AG (CSGN.S) disse aos clientes nos últimos meses que não executará mais transações em ações de empresas de cannabis com operações nos EUA ou as manterá em nome de clientes, um executivo de uma empresa de cannabis e outras fontes da indústria disseram à Reuters na quarta-feira.

O credor suíço estava entre um punhado de bancos que se dispuseram a comprar e vender ações relacionadas à maconha para clientes nos Estados Unidos e manter essas ações como custodiante.

O Credit Suisse não quis comentar.

A cannabis continua ilegal sob a lei federal dos Estados Unidos, embora muitos estados tenham legalizado seu uso. Isso representa um risco legal para bancos de investimento que trabalham para empresas que produzem ou comercializam o medicamento.

Os procedimentos de conformidade e gerenciamento de risco do Credit Suisse foram examinados por investidores e analistas depois que ele perdeu pelo menos US $ 4,7 bilhões com o colapso da Archegos, uma empresa de investimentos dedicada a administrar a fortuna do veterano de fundos de hedge Bill Hwang, bem como a suspensão de fundos ligada à empresa financeira insolvente da cadeia de suprimentos Greensill.

O fundo negociado em bolsa do MSOS, que rastreia os estoques de maconha dos EUA, caiu mais de um quinto desde o início de fevereiro. Vários participantes do mercado disseram acreditar que as ações do Credit Suisse tiveram um papel na venda.

“(Quando) o Credit Suisse retirou o custodiante (serviços) de ações de cannabis, vários grandes investidores no espaço perderam sua capacidade de custodiar as ações”, disse Abner Kurtin, CEO da recém-lançada cultivadora de maconha Ascend Wellness Holdings Inc ( AAWHu.CD) .

“Isso levou a uma venda significativa.”

Um banco custodiante mantém os títulos dos clientes para guarda, para evitar que sejam roubados ou perdidos, ao mesmo tempo que coleta dividendos e administra outras ações corporativas. Desempenha um papel importante ao ajudar muitos investidores a deter ações em empresas.

A indústria de ervas daninhas cresceu nos últimos três anos, à medida que o Canadá e uma sucessão de estados dos EUA, incluindo mais recentemente Nova York e Nova Jersey, legalizaram o uso recreativo.

As ações do Credit Suisse caíram mais de 20% até agora este ano, e o banco disse que está cortando seu negócio de corretagem principal, que atende clientes de fundos de hedge, em cerca de um terço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here