O vereador Braz Melo (PSC), durante o ano de 2019, realizou diversas ações em Dourados. Usando sua experiência como prefeito e vice-governador, ele atuou na saúde, infraestrutura, educação, dentre outras segmentos que beneficiam a população do município.
O parlamentar fez avaliação positiva do mandato em 2019, sinalizou que é preciso avançar muito mais e coloca seu gabinete a disposição da população para que juntos trabalhem para o desenvolvimento social e econômico do município.
Saúde
Encaminhou para o ministro Luiz Henrique Mandetta e ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para que aumente o repasse estadual e federal para a média e alta complexidade para Dourados. “Nosso município recebe 20% dos recursos destinados à saúde, em relação a Campo Grande, que atende população semelhante na região da Grande Dourados”, pontuou o vereador Braz Melo.
Ainda realizou audiência pública com órgãos ligados a saúde pública, para que seja realizada parceria entre o Hospital Porta da Esperança, da Missão Caiuás, e o Hospital da Vida, no arrendamento de leitos, lavanderia, exames médicos e cozinha.
Foi alocado, por meio de emendas impositivas recursos financeiros para o Hospital da Vida e para o Posto de Saúde Piratininga.
Educação e esporte
Foi encaminhado ao deputado federal Beto Pereira (PSDB) projeto para implantação do “Esporte Solidário”, realizado na Casa Criança Feliz, que atende no contra turno escolar cerca de 200 crianças.
O vereador solicitou também a construção da um espaço coberto para Escola Municipal Indígena Agustinho; a conclusão da obra do Ceim no Jardim Vitória divisa com o bairro Laranja Doce.
Braz ainda apontou que suas emendas impositivas priorizaram repasse de recursos para sete escolas municipais, além da APAE.
Reserva Indígena
Outra proposta realizada, encaminhada aos deputados estaduais, solicitando a emancipação da reserva indígena de Dourados. Ainda requereu que as lideranças indígenas denominem suas travessas e ruas.
“Em contrapartida, por acreditar que a cidadania se inicia com o endereço, direito esse omitido pelo poder público, desde que eu assumi o mandato de vereador tenho trabalhado em conjunto com as lideranças indígenas para instituir a nomenclatura das ruas e travessas da Reserva Indígena”, afirma Braz Melo.
Serviços
Em 2019 foi inaugurado o 1º Poupatempo de Dourados, serviço muito importante à população, projeto indicado pelo vereador e que presta diversos serviços públicos.
“Entrei com projeto de lei para assegurar os idosos possam utilizar qualquer outra vaga por até 30 minutos, quando as destinadas a eles estiverem ocupadas. Temos que pensar na qualidade de vida da pessoa idosa”, comenta o vereador.
Também foi pedida a implantação de um sistema informatizado para cadastro dos jazigos do Cemitério Santo Antônio de Pádua, projeto este já em execução.
Foram solicitadas e realizadas diversas ações de mutirões de limpeza em vários bairros de Dourados, como troca de lâmpada, operação tapa buracos, limpeza, cascalhamento, troca de tampa de bueiro e iluminação nas entradas de Dourados usando energia solar.
Foi indicada abertura de rua nas imediações do cemitério Santo Antônio de Pádua, visando melhorar o fluxo de veículos para aquela região.
Infraestrutura
Como primeira ação do seu mandato em 2019 foi realizada a audiência pública sobre a BR-463, rodovia que liga Dourados a Ponta Porã, para duplicação e implantação de dois túneis.
Também solicitou ao vice-governador a readequação da rotatória da perimetral norte, que liga a Missão Caiuá e o asfaltamento daquele trecho.
Para a guarda municipal, foi indicado ao executivo municipal a construção de um conjunto habitacional para os servidores, semelhante ao realizado durante seu período como prefeito de Dourados.
Foi encaminhado aos senadores e deputados federais, recursos financeiros para a reforma do teatro municipal, além de sugerir a utilização dos recursos do Procon para esta reforma.
Trânsito
Braz solicitou a readequação da sinalização de trânsito em vários locais de Dourados, principalmente em todas as escolas da rede municipal de ensino, além de uma campanha de conscientização.
CPI da sonegação tributária dos bancos
O vereador é presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da sonegação tributária dos bancos, por ele solicitada e aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores que tem por o objetivo devolver para o município os impostos sonegados por instituições financeiras.