Começa nesta quinta-feira (27), a partir das 9h, na Praça Antônio João, a primeira “Ação Ambiental Lixo-E Zero”, promovida pela Prefeitura de Dourados, por meio do Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam). Continuando na sexta-feira, a ação vai ocorrer até às 16h.
A ação ambiental foi feita para sanar uma demanda existente que sempre gera questionamentos quando o assunto é coleta de lixo. Conforme destaca o diretor do Imam, Fabiano Costa, a ação também pode iniciar a construção de uma consciência sobre o descarte de lixo eletrônico, materiais que possuem elementos altamente poluentes. “Estamos promovendo isto, no sentido de trazer novos costumes no que tange ao cuidado com o meio ambiente”, disse.
A iniciativa surgiu depois de vários mutirões da ação contra a dengue, denominada ‘Sábado Sem Mosquito’. A oportunidade é para que a população descarte materiais inservíveis considerados eletroeletrônicos, exceto tubos de imagem que estejam separados dos televisores, toner de impressora e lâmpadas fluorescentes. “É uma coleta municipal de lixo eletrônico, promovida pela primeira vez e que visa, além da oportunidade de descarte, também a conscientização da população acerca destes resíduos”, destaca a educadora ambiental Deisy Claro Duarte.
Com realização da Prefeitura, além do Imam, o evento terá a presença da Secretaria Municipal de Saúde, através do CCZ, e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. O apoio é dos cursos de engenharia ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e gestão ambiental da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, do Rotary Club, dos grupos Escoteiros do Mar e Escoteiros Laranja Doce, e das empresas Financial Construtora, de Dourados, e Recic.Le, de Campo Grande.