Dia de Todos os Santos: Qual a Origem da Celebração?

314
0

Para os fiéis da Igreja Católica, no dia 1 de Novembro de todos os anos, é comemorado o Dia de Todos os Santos.

Mas qual será a origem dessa celebração? Quantos são os santos da Igreja? Será que existe uma oração que invoca todos eles?

Essa e outras perguntas eu vou te responder aqui nesse artigo. Então, vamos ver?

Origem da Celebração do Dia de Todos os Santos

Muitos estudiosos dizem que a celebração do Dia de Todos os Santos tem origem no Halloween. Para os celtas, que eram pagãos, os mortos vinham à terra visitar seus entes queridos na noite do dia 31 de Outubro. Por isso, esse tipo é o famoso dia das bruxas, onde se vestem fantasias e decoram casas no mundo inteiro.

Acontece que, com o passar do tempo, os celtas foram se aproximando do Cristianismo e a Igreja acabou criando a Festum Omnium Sanctorum, ou festa de Todos os Santos, para espantar os maus espíritos e purificar o ambiente.

A comemoração é datada de 609 ou 610, data em que o Papa Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão a Maria e a todos os mártires. Esse foi o símbolo supremo para a Igreja Católica, já que o templo em honra a todos os deuses romanos cedeu seu lugar a religião vitoriosa.

Mas a data só foi instituída da maneira que conhecemos hoje quando o Papa Gregório III dedicou uma capela em Roma para Todos os Santos e ordenou que eles fossem homenageados em 1º de Novembro.

 

Quantos santos existem na Igreja Católica?

Para ser declarado santo pela Igreja Católica, não é nada simples. Raros são os processos rápidos de canonização.

Até hoje, o recorde de tempo foram os de São Francisco de Agarram e Santo Antônio, que levaram dois anos apenas. Os demais processos chegam a levar 15, 20, 30, 5o ou mais de 100 anos após a morte do Santo.

O primeiro trâmite a ser realizado é uma minuciosa investigação pela Sua vida e uma entrevista com todos aqueles que conviveram com ele na Terra. Se depois disso chegar à conclusão de todas suas virtudes heroicas, ele é declarado “Venerável“.

A partir daí, se algum milagre inexplicável for alcançado por sua intercessão, ele é declarado “Beato“. Por fim, se algum novo e maravilhoso milagre for alcançado através da sua graça, o Papa o declara “Santo“.

Mas então vamos aos números. No livro Apocalipse está escrito que São João viu e ouviu o número dos assinalados: “cento e quarenta e quatro mil, de toda tribo dos filhos de Israel“.

Mas esse número não é um valor aritmético exato, mas sim simbólico. Ele representa a multiplicação 12 x 12 x 1000. Isto é, o número 12 e o número 1000 significavam, para os judeus antigos, plenitude, abundância e perfeição.

Assim podemos entender que o Dia de Todos os Santos é uma comemoração àqueles que conseguiram a salvação perante Deus e “intercedem por nós sem cessar”. Mais de 20 mil deles foram canonizados pelo Sumo Pontífice, mas há muito mais do que isto no Céu. Para quem quiser ter uma ideia, é disponibilizada uma lista com todos os santos conhecidos. Mas nunca devemos nos esquecer que Deus prometeu a eterna bem-aventurança aos pobres no espírito, mansos no coração, aos misericordiosos e a todos os que recebem o ultraje da maledicência, da calúnia, da ofensa pública e da humilhação.

Então, a celebração do Dia de Todos os Santos presta uma homenagem aos santos desconhecidos, que passaram despercebidos por muitos no mundo, mas que carregam fidelidade ao nome do Senhor, e isso só Deus conhece. Perante Ele, todos são amados da mesma forma.

Celebrações para todos os santos

Antigamente e, principalmente, nas cidades menores, vários grupos de crianças se juntavam na rua e saíam batendo de porta em porta pedindo às pessoas que lhes dessem “santinhos”.

O costume é parecido com o do Halloween, onde as crianças costumam pedir por doces ou travessuras. No Dia de Todos os Santos, elas carregavam sacolas e saciavam a fome com o que as pessoas davam. Podiam ser dinheiro, frutas, bolos, chocolates e, na maioria das vezes, broas de milho.

Hoje em dia, quase nenhum lugar realiza mais essa tradição. Bom por um lado porque a miséria diminuiu. Ruim por outro que um costume tão legal se perdeu…

Oração a Todos os Santos

Você sabia que existe uma oração unificada para todos os santos da Igreja Católica? Então, vamos aprender! Fique a vontade para imprimir e copiar.

Ó, Deus, que pela força do teu Espírito Santo santificastes a vida de tantos fiéis que vos serviram,

Fazei com que, pela poderosa intercessão de Todos os Santos, que vós bem conheceis, cheguemos nós também à graça da vida eterna,

Queremos ficar junto de vós, na companhia de Vosso Santíssimo Filho Jesus Cristo, Nossa Senhora e Todos os Santos e Santas.

Todos os Santos de Deus, rogai por nós. Amém.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here