Um evento que já faz parte do calendário oficial do município tem aumentando o número de participantes. A 4ª Expofest Car, que aconteceu no domingo (15), no Parque de Exposição de Dourados, um projeto do vereador Jânio Miguel (PR), aprovado pela Câmara de Dourados, tem se tornado um tradicional evento beneficente no município que envolve exposição de carros rebaixados.
De acordo com o vereador, a grande festa tem contribuído diretamente com entidades filantrópicas que recebem a doação de toneladas de alimentos que são arrecadados todos os anos. “O evento tem ganhado força não somente pelas atrações, mas sim, pela possibilidade de ajudar ao próximo através de doações de alimentos”, explica.
Segundo o organizador Cézar Leal, conhecido como Cézinha Expofest Car, o evento tem como objetivo reunir famílias e amantes de carros rebaixados em prol à solidariedade. Esse ano participaram cerca de 1.700 pessoas e foram arrecadados mais de 1,6 toneladas de alimentos não perecíveis e doados à Associação de Reabilitação Novo Olhar, entidade filantrópica presidida pelo pastor Manoel Aparecido Pereira, que há mais de 10 anos desenvolve um forte trabalho social com a ressocialização de pessoas egressas do sistema prisional, a recuperação de pessoas retiradas das ruas em estado de vulnerabilidade e miserabilidade, auxiliando-as em moradia, alimentação, saúde, recolocação no mercado de trabalho e reinserção na sociedade.
Atualmente estão inseridas no programa 4 0 pessoas que diariamente cumprem com um rigoroso cronograma de convivência por meio de laborterapia, estudos bíblicos e acompanhamento psicológico com acadêmicos da Universidade Anhanguera.
Leal ainda explica, que além do objetivo filantrópico, o evento é bem organizado: “não há venda de bebidas alcoólicas, som alto ou manobras radicais, o intuito é a solidariedade por meio da paixão e curiosidade das pessoas pelos carros modificados, onde os entusiastas investem mais de R$ 15 mil reais em personalização e modificação de peças em seus veículos”.
O vereador Jânio afirma que a 4º edição teve um saldo positivo e que para 2019 irão buscar aumentar o número de participantes e, consequentemente, a quantidade de alimentos doados.