Por: Elizabeth Howcroft
Depois de um primeiro trimestre frenético para tokens não fungíveis (NFTs), o mercado de ativos digitais baseados em blockchain que variam de arte e vídeos a músicas e tweets desacelerou em abril, com shows de dados de plataforma e produto.
Uma obra de arte da NFT arrecadou US $ 69,3 milhões na Christie’s em março , a primeira venda feita por uma grande casa de leilões de uma obra de arte que não existe na forma física.
Embora qualquer pessoa possa visualizar um NFT, cujo status de propriedade é registrado no blockchain, o comprador tem o status de proprietário oficial , uma espécie de direito de se gabar digitalmente.
Um aumento no interesse em NFTs em 2021 é atribuído a pessoas que passam mais tempo online com dinheiro de sobra durante o bloqueio.
Enquanto isso, os ganhos de preço das criptomoedas nos últimos anos também criaram um novo grupo de especuladores ricos em criptografia em busca do próximo grande sucesso .
Mas após um crescimento explosivo em fevereiro e março, os volumes de vendas de NFT caíram em geral em abril.
No OpenSea, um importante mercado de NFT, as vendas mensais foram de US $ 93,6 milhões em abril, tendo atingido quase US $ 150 milhões em março, em comparação com US $ 95 milhões em fevereiro e US $ 8 milhões em janeiro.
Há um ano, os volumes estavam estáveis em cerca de US $ 1 milhão por mês.
Os dados de vendas do NonFungible.com, um site que agrega transações do blockchain Ethereum, mostram que os volumes de negócios semanais em abril ficaram abaixo do pico de março, mas substancialmente mais altos do que os níveis anteriores a 2021.
E no Nifty Gateway, um mercado NFT de propriedade da Gemini, as vendas mensais de US $ 60,9 milhões foram menos da metade dos US $ 144 milhões em março, mas significativamente mais do que em janeiro, quando então totalizaram US $ 8,75 milhões.
Gemini é propriedade dos empresários de moeda virtual Cameron e Tyler Winklevoss.
O mercado Top Shot da Associação Nacional de Basquete dos EUA, que permite aos fãs comprar e negociar NFTs na forma de destaques em vídeo, também viu suas vendas explosivas no primeiro trimestre do ano caírem em abril.
Mas a participação continua alta, com 324.000 compradores únicos em abril, ante 30.800 em janeiro.
Embora “momentos” individuais com somas de seis dígitos tenham sido manchetes, a Top Shot disse que o preço médio de venda em abril foi de US $ 65, em comparação com US $ 157 em março, US $ 182 em fevereiro e US $ 80 em janeiro.
No geral, os NFTs relacionados a esportes tiveram o maior volume de vendas em abril, seguidos por jogos e NFTs relacionados a mundos virtuais online conhecidos como “metaverso”, disse NonFungible.com.