No sábado, dia 11 de maio, antes de participar da cerimônia de abertura da 55ª Expoagro, o secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Antônio Nabhan Garcia, participou de reunião com diretores do Sindicato Rural de Dourados e dezenas de produtores rurais da região que tiveram as áreas invadidas por índios.
Durante o encontro, os produtores e a diretoria do sindicato trataram sobre os conflitos fundiários e agrários que afligem a região. Na oportunidade, os produtores de Dourados, Caarapó e outros municípios da região, falaram sobre a falta de segurança em suas propriedades, já que vivem expostos a riscos de invasões e muitas vezes os órgãos de segurança não atuam no momento e da forma necessária.
O secretário Luiz Antônio Habhan ouviu as reivindicações apresentadas pelo grupo e falou sobre a condução dos trabalhos na Secretaria Especial de Assuntos Fundiários, citando o que já foi feito no pouco período à frente da pasta.
O secretário disse também que o Mapa, juntamente com o governo federal, tem buscado tratar deste assunto de forma rápida e efetiva, levando em consideração a segurança jurídica e a aplicação rigorosa da lei.
A reunião foi viabilizada por Rodolfo Nogueira, assessor do Ministro do Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato Rural. Além de produtores e diretores do sindicato, participaram do encontro a secretária especial adjunta da Secretaria Especial de Assuntos Fundiários, Luana Ruiz Silva de Figueiredo, além de outros integrantes da pasta.