Em uma semana, Marçal inicia obra esperada há duas décadas por moradores

26
0
Marçal Filho acompanhou início da construção da boca-de-dragão na rua Afonso Pena, que irá evitar o alagamento da avenida Guaicurus(Fotos: A. Frota)

Em dezembro do ano passado, na véspera de Natal, chuva alagou residências no começo da Avenida Guaicurus e o então prefeito eleito garantiu aos moradores que iria solucionar o problema logo no início do governo; obras já começaram

 

Uma espera de 20 anos está chegando ao fim para as famílias que residem no início da Avenida Guaicurus. Em breve, os problemas de alagamento pelas águas das chuvas serão coisa do passado para os moradores que na véspera do Natal de 2024 tiveram suas casas tomadas pela enxurrada e voltaram a viver um pesadelo que se repetia há duas décadas. Antes mesmo da posse, o prefeito eleito Marçal Filho esteve no local para garantir aos moradores que iria solucionar o problema logo no início do governo. Dito e feito! Na primeira semana de gestão, a Prefeitura de Dourados iniciou as obras de intervenção na região do bairro Parque Alvorada, para evitar alagamento da Avenida Guaicurus.

Os trabalhos estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), que recebeu a incumbência do prefeito Marçal Filho e, imediatamente, mobilizou as esquipes para acabar com o problema. “Sempre quando há forte chuva, a enxurrada do bairro Parque Alvorada tem vazão para a avenida Guaicurus, de acesso à Cidade Universitária e aeroporto”, explica Luiz Roberto Martins, o Beto, titular da Semsur. “O problema se agravou quando há alguns anos ocorreu o recapeamento na via, deixando o asfalto sem desnível”, completa.

O secretário detalha a situação vivida pelos moradores. “É um problema antigo que chega a alagar casas nas imediações do início da Guaicurus, mas por determinação do prefeito Marçal Filho iniciamos um trabalho de vistoria e tomamos medidas que vão evitar que os problemas voltem a acontecer”, enfatiza. “Com isso, iniciamos a construção de uma boca-de-dragão na rua Afonso Pena e, paralelamente, fizemos reparos nos níveis dos bueiros nas imediações do atacado Leve Max”, completa o secretário.

Uma outra boca-de-dragão será construída na rua Monte Alegre, entre as ruas Afonso Pena e Menote Marques de Matos. As intervenções têm como proposta melhorar a captação e drenagem de água de chuva, evitando que a enxurrada desça para a Guaicurus e invada moradias do bairro jardim Flórida.

Marçal Filho tem acompanhado as obras de perto e no dia seguinte, após tomar posse como prefeito, em 1º de janeiro, esteve com o secretário Beto para vistoriar o local. “A cidade está cheia de problemas e aos poucos vamos corrigir essas falhas estruturais que estão espalhados pela região central e bairros”, avisa o prefeito. “Algumas ações podem ser feitas pela própria prefeitura, com recursos próprios, enquanto outras, como asfalto, demanda de apoio federal, mas iremos atrás de verba para buscar uma solução a esses problemas”, conclui o prefeito, ressaltando que seguirá firme com o compromisso de prometer pouco e fazer muito por Dourados.

Teresinha Silva é uma das moradoras que teve a casa invadida pela enxurrada na véspera de Natal. Ela conta que o problema é antigo e que se sentiu aliviada quando Marçal Filho esteve no dia 2 de janeiro no local para determinar ao secretário Beto uma solução para evitar novos alagamentos. A casa dela fica de frente para a Guaicurus, bem na divisa com o bairro Jardim Flórida, onde moradias vizinhas também são tomadas pela água.

Outra moradora que comemorou o início das obras foi Ivone Pedroso. Ela reside na rua Monte Alegre e conta que a mãe teve que mudar, pois não aguentava mais ver a rua e a casa tomada pela enxurrada quando há forte chuva. “Foram 22 anos sofrendo. Entrava prefeito, saía prefeito e quem veio resolver o problema foi Marçal Filho. É somente gratidão”, declarou aliviada.

: Marçal Filho acompanhou início da construção da boca-de-dragão na rua Afonso Pena, que irá evitar o alagamento da avenida Guaicurus( Fotos: A. Frota)
– Moradora Ivone Pedroso diz que foram 22 anos de sofrimento, entrava e saía prefeito e Marçal trouxe solução para o alagamento( Fotos: A. Frota )
– Equipe da Prefeitura realiza reparo nos bueiros que não apresentavam desnível para captação de água de chuva( Fotos: A. Frota )

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here