É com profundo pesar que a Câmara Municipal de Dourados, por meio de sua presidente, vereadora Liandra Brambilla (PSDB), recebe a notícia do falecimento da professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Zélia Ramona Nolasco dos Santos Freire, ocorrido na manhã desta quinta-feira.
Zélia foi uma educadora exemplar, com uma trajetória de 24 anos como professora titular da UEMS, onde lecionou nos cursos de Graduação, Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional (ProfLetras) nos campi de Dourados e Campo Grande.
Além do notável desempenho na educação, Zélia também teve destacada atuação na política. Em 2016, foi candidata a vice-prefeita de Dourados na chapa liderada pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB). Posteriormente, participou das eleições de 2018 e 2020, concorrendo aos cargos de deputada federal e vereadora pelo MDB, respectivamente.
Zélia também foi uma das fundadoras da Academia de Letras do Brasil – Seccional Dourados (ALB-Dourados), cujo patrono é Ulysses Serra, reforçando seu compromisso com a valorização da cultura e literatura local. Esposa do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Antônio Freire, ela dedicou a vida à educação, à política e ao fortalecimento de Dourados.
Deixa um legado de amor à educação, respeito ao próximo, dedicação à família e amigos, além de inestimáveis contribuições para o desenvolvimento de nossa cidade.
A Câmara Municipal de Dourados expressa seus mais sinceros sentimentos de condolências à família, amigos e colegas neste momento de dor. Que o exemplo de Zélia inspire gerações futuras.
Liandra Brambilla
Presidente da Câmara de Dourados
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Dourados