Marçal vistoria UBS Seleta, ouve reclamações de pacientes e conversa com médicos

25
0
Foto: A. Frota Legenda: Prefeito ouviu demandas de pacientes da Unidade Básica de Saúde da Seleta, no jardim Flórida

De surpresa, prefeito tem percorrido unidades de saúde de Dourados para ouvir as pessoas sobre os principais problemas que elas enfrentam ao procurar por atendimento na Rede Pública

 

Seguindo com a proposta de vistoriar de surpresa as unidades de saúde em Dourados, UPA e Hospital da Vida para ouvir de perto a população e conferir as demandas de pacientes e servidores, o prefeito Marçal Filho esteve nesta segunda-feira (13) na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Seleta, localizada no Jardim Flórida. A unidade, que é referência em atendimento para moradores na região oeste da cidade, funciona das 7h às 22h. “Vim aqui de forma surpresa e quero que vocês falem quais são as sugestões de melhorias para esta unidade de saúde”, disse o prefeito para os pacientes assim que chegou na Seleta.

Marçal conversou com várias pessoas e entre as principais queixas apresentadas foi a demora para o agendamento de exames, tanto para procedimentos simples como a coleta de sangue (feito no próprio posto) até os mais complexos, como imagens, realizados em hospitais e clínicas conveniadas. “Passei pela consulta hoje e os exames de sangue que o médico pediu só foram agendados para a segunda semana de fevereiro, ou seja, fica muito distante da consulta, demora o diagnóstico e atrasa o tratamento”, reclamou a paciente Delci de Mattos Paglia.

Além dessa reclamação, parte das pessoas que estavam no interior da UBS narraram problemas como falta de ventilação no prédio e apontaram o aparelho de ar condicionado que estava desligado em razão de pane. Uma gestante pontuou que em dias que está vendando as janelas ficam abertas e melhora a circulação de ar na área de espera dos pacientes, mas que em dias muito quente a condição é muito ruim, com pouca ventilação e calor elevado.

Ao ouvir os pacientes, Marçal Filho explicou que estava tomando conhecimento dos problemas através das vistorias in loco e que adotará providências para que a população seja atendida em locais apropriados, confortáveis e seguros. “Vou passar para o secretário de Saúde (Márcio Figueiredo) todas as reclamações que recebi aqui e vou cobrar uma resposta dele”, anunciou o prefeito. “Sei que precisamos dar mais agilidade aos procedimentos e que a população espera atitude rápida da prefeitura, mas estamos hoje no sexto dia útil do mandato, recebemos uma prefeitura com muitos problemas e que gradativamente vamos apresentar soluções”, afirmou o prefeito. Além de ouvir pacientes, Marçal também entrou nos consultórios e conversou com os médicos.

Pacientes também questionaram a estrutura externa da Unidade Básica de Saúde da Seleta, como a ausência de uma varanda ou cobertura para os pacientes se abrigarem em dias de chuva quando chegam antes do horário de abertura da UBS, além de problemas estruturais que se arrastam há anos sem solução por parte do município. “Essa questão da cobertura vou encaminhar para a secretaria responsável e vamos buscar uma solução”, anunciou. “Não sou de prometer ou estabelecer prazo, gosto de prometer menos e fazer mais, de forma que tenham certeza que vamos trabalhar muito para melhorar as condições físicas não apenas da UBS da Seleta, mas de todas as unidades de saúde de Dourados”, enfatizou Marçal Filho.

Toda vistoria foi transmitida por live no Facebook do prefeito, um hábito que Marçal Filho adotou desde o primeiro dia de mandato como forma de levar informação em tempo real aos moradores. Todo dia tem uma live nova logo pela manhã e no decorrer do dia, quando algum assunto urgente exija comunicação rápida com o cidadão, o prefeito também recerre à live nas redes sociais.

Foto: A. Frota
Legenda: Prefeito ouviu demandas de pacientes da Unidade Básica de Saúde da Seleta, no jardim Flórida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here